Os traços gerais da Moradia
Trata-se de uma renovação de uma moradia unifamiliar situada no concelho de Matosinhos. A moradia de 3 frentes é constituída por cave, rés-do-chão, 1º andar e sotão. Neste caso estamos perante uma moradia dividida em quatro pisos com o escritório e salão de jogos no último piso. No piso imediatamente inferior situam-se os quartos, o espaço social e de refeições (incluindo cozinha) no piso de entrada e as áreas complementares, como arrumos, lavandaria e garagem no piso da cave. A articulação destas áreas desenvolve-se através do hall de escada com o acesso entre níveis.
Desafio do cliente: Obra e Decoração
O cliente, consciente da necessidade de manutenção da moradia, pretende uma intervenção resumida ao essencial. No entanto tem como objetivo redefinir a organização do espaço social, cozinha e sala – mais integrado na organização social quotidiana e criando um ambiente mais moderno.
Para além das questões funcionais tornou-se necessário também a redefinição dos espaços sanitários com vista a responder às exigências de comodidade contemporâneas. O desenvolvimento do projeto centrou-se na resposta às exigências do cliente e em simultâneo realizar uma obra, essencialmente de renovação, por forma a enquadrar a moradia numa imagem mais contemporânea.